Plano de aula 2º ano fundamental

PLANO DE AULA 2011

CIÊNCIAS 2º ano Ensino Fundamental

COMPETÊNCIAS

• Organizar situações de aprendizagem que envolva observação da existência dos recursos naturais e sua importância para os seres vivos;
•Discutir a importância do uso racional da água para evitar o desperdício;
•Observar relações entre o ser humano e os demais seres vivos, valorizando o respeito para com os outros animais e ambientes;
•Observar e identificar o desenvolvimento do corpo humano como parte de um processo, dando ênfase à alimentação, à higiene pessoal e à prática de exercícios físicos;
•Conscientizar os alunos da importância dos órgãos dos sentidos em nossa vida e perceber a influencia que o meio ambiente exerce sobre eles


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
• • Conhecer, identificar e situar nosso planeta Terra e outros corpos celestes;
• • Compreender o que são recursos naturais e a ação do homem sobre a natureza;
• • Identificar: características, capacidades, diferenças e relações sociais entre os seres humanos;
• • Compreender o que significa ter saúde e quais os hábitos e atitudes importantes para se ter boa saúde;
• • Conhecer e ser capaz de identificar e localizar as partes do corpo e entender sobre seu funcionamento;
• • Reconhecer a importância dos alimentos como fontes de energia;
• • Entender como funciona a respiração e as funções do sangue;
• • Compreender que os animais são seres vivos, suas diferentes características de locomoção, reprodução e alimentação, seus diferentes “habitat”, classificá-los de acordo com o meio onde vivem;
• • Compreender os vegetais como seres vivos, seus diferentes tipos, características e utilidades;
• • Conhecer os diferentes ciclos de vida dos seres vivos, animais e plantas;
• • Reconhecer alguns requisitos básicos para que haja vida na Terra;
• • Conhecer as diferentes composições dos objetos e os diferentes estados que esses materiais podem apresentar-se: sólido, liquido e gasoso, verificando que estes estados podem variar de um para o outro dependendo da condição;
• • Identificar a importância da tecnologia, seus diferentes tipos e a diferença que ela trouxe para a vida humana.
• Reconhecer a importância das diferentes fontes de informação;
• Desenvolver hábitos saudáveis de alimentação e de higiene pessoal;
• Refletir sobre os cuidados que devemos ter para com os órgãos dos sentidos;
• Desenvolver hábitos de higiene envolvendo os órgãos dos sentidos;
• Envolver os alunos em trabalhos grupais;
• Desenvolver uma consciência critica em relação à importância do ar e da água para os seres vivos e a necessidade da preservação do meio ambiente;
• Promover campanhas para evitar o desperdício de água.

Conteúdos:
Eixo temático: Seres humanos; os animais; os vegetais; os materiais.

•Seres humanos; saúde;
•O corpo humano, alimentação e respiração;
•O ciclo da vida dos seres vivos – animais e plantas;
•Os recursos naturais;
•Característica do Planeta;
•Mudança de estado físico dos materiais;
•Tecnologia dos materiais.


HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS
• Trabalhar diversos componentes da noção do tempo (biológico e histórico);
• •Trabalhar as partes do dia (manhã, tarde e noite), vinculando-as às atividades realizadas pelas pessoas;
• •Estabelecer a seqüência de acontecimentos vivenciados;
• •Trabalhar as brincadeiras que as crianças brasileiras vivenciam no dia-a-dia;
• •Identificar semelhanças e diferenças no modo de vida das crianças ao longo do tempo;
• •Sondar os conhecimentos prévios referentes às formas de marcar o tempo no dia-a-dia;
• •Explorar as características do calendário mais utilizado no Brasil atual;
• •Trabalhar com fatos históricos, vinculando contagem do tempo e vivências humanas;
• •Ampliar a idéia de documento por meio de construção da carteira de identidade;
• •Trabalhar o procedimento da construção da linha do tempo;
• •Sondar os conhecimentos prévios dos alunos referentes às diversas organizações familiares;
• •Identificar os componentes de uma família;
• •Reconhecer as atividades realizadas pelos membros de uma família;
• •Sondar os conhecimentos prévios referentes aos diversos tipos de trabalhadores no Brasil atual.


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

• Conhecer a própria história, a origem do próprio nome e a identidade, estabelecer relações com a de outras pessoas, descobrir semelhanças e diferenças, aprender a respeitar as características étnico-culturais de cada um, desenvolver a auto-estima;
• Perceber as mudanças de comportamento entre o passado e os dias de hoje; valorizar a forma lúdica como auxiliar no desenvolvimento;
• Conhecer a pluralidade cultural;
• Conhecer as mudanças que ocorrem nas famílias, suas diferenças, semelhanças, desenvolver noções de identidade pessoal e familiar, auto-estima e amor ao grupo familiar; reconhecer outras formas de organização familiar;
• Conhecer a importância da casa, os tipos de casas existentes e suas mudanças ao longo do tempo e a importância da colaboração nas tarefas domésticas;
• Reconhecer e entender a importância da escola seu funcionamento e organização; sua evolução e as normas de convivência social;
• Conhecer as formas de medir o tempo, seus instrumentos de medição, e as várias formas nas diferentes culturas;
• Conhecer os direitos da criança, as diferentes realidades sociais e étnico-culturais, aprendendo a respeitá-las;
• Compreender o conceito de comunidade, as diferentes comunidades existentes e o que determina uma boa qualidade de vida em conjunto.
• Reconhecer construções antigas e modernas e verificar as mudanças que ocorrem nos locais ao longo do tempo;
• Observar e analisar imagens;
• Registrar de diferentes formas: oralmente, por escrito, por meio de desenhos, etc;
• Coletar dados por meio de pesquisa e entrevista;
• Produzir pequenos textos;
• Reconhecer e respeitar a diversidade de formas de contagem do tempo dos diferentes povos;
• Cooperar durante os trabalhos em grupo;
• Reconhecer e respeitar a diversidade de organizações familiares no Brasil atual;
• Conscientizar-se da importância de cada trabalhador.


CONTEÚDOS
Eixos temáticos
• Sujeito histórico;
• Fato histórico;
• Tempo histórico.


Conteúdos:
• Descobrindo a minha história;
• Brinquedos e brincadeiras;
• Nossa família;
• Nossa casa;
• Nossa escola;
• A passagem do tempo;
• Direito das crianças;
• Comunidade;
• Festas e tradições.




Língua Portuguesa
• Desenvolver habilidades de leitura de textos verbais, não verbais e de linguagem mista;
• Resgatar vivências poéticas do aluno ligadas à cultura popular, por meio de trabalhos com parlendas, trava-línguas, adivinhas, acalantos;
• Oferecer meios para vivenciar a poesia e textos da tradição oral por meio da leitura ou escrita de diferentes textos poéticos e populares;
• Observar os recursos de construção do poema, tais como: verso, estrofe, ritmo, rima e a sonoridade em geral;
• Desenvolver habilidades e estratégias de leitura;
• Produzir parlendas e poemas, explorando o ritmo, a rima, a sonoridade em geral;
• Desenvolver habilidades de leitura de textos do cotidiano, como adivinhas e convites;
• Compreender o sentido de algumas expressões de nossa língua e empregá-las adequadamente;
• Revisar o conceito de letra, consoante e vogal;
• Empregar adequadamente a letra inicial maiúscula;
• Fazer com que o aluno aplique seus conhecimentos de forma lúdica em jogos ortográficos.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase;
• Construir o conceito de texto instrucional e a produzir textos instrucionais;
• Perceber que os sentidos das palavras dependem tanto do contexto verbal imediato quanto da situação em que estão inseridos;
• Empregar adequadamente as letras p e b, t e d, f e v, c e g;
• Construir o conceito de sílaba e dividir uma palavra em sílabas de acordo com as normas da língua escrita;
• Construir o conceito de conto maravilhoso e a produzir texto desse gênero;
• Aprimorar o conceito de pontuação e compreender seu uso como meio de organizar os enunciados e marcar a inserção de outro discurso no discurso principal (o diálogo);
• Empregar adequadamente as letras r e rr, h, ch, lh e Nh;
• Construir o conceito de verbete de enciclopédia e a produzir textos desse gênero;
• Aprimorar o conceito de substantivo e compreender seu papel na produção de gêneros;
• Construir noções de flexão nominal – masculino/feminino singular/plural e empregar essas flexões de acordo com a variedade padrão;
• Empregar adequadamente as letras ca, co, cu, que, qui, ga, go, gu e gui.


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

• Conhecer, identificar, ler, recitar, interpretar e criar parlendas, trava-línguas e poemas;
• Desenvolver corretamente a ortografia de palavras com D/T/V/F, B/P e a utilização correta do M antes de P e B;
• Identificar e utilizar corretamente letra maiúscula e minúscula, as letras cursivas e de imprensa;
• Ler, produzir e identificar textos instrucionais;
• Conhecer e decifrar adivinhas, conhecer literatura de cordel, praticando a interpretação, inferindo informações implícitas e localizando as explicitas em um texto;
• Escrever corretamente palavras com C, G e QU;
• Conhecer cantigas e contos, recontando-os com outras palavras, mas mantendo suas características e explicar como o ritmo, rima ou forma contribuem para o significado do poema;
• Interpretar textos com auxílio de material gráfico;
• Escrever corretamente palavras com E, I, O e U, diferenciando a fala da escrita;
• Identificar as sílabas tônicas;
• Identificar nos contos o personagem principal e suas características, bem como conhecer texto expositivo localizando informações;
• Produzir textos descritivos;
• Diferenciar o uso e escrever corretamente palavras com G, GU, R, RR, S, SS, C, Ç e Z;
• Utilizar corretamente o ponto final, reticências, vírgulas, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reconhecer frases declarativas, exclamativas e interrogativas;
• Reconhecer e produzir legendas;
• Ler histórias em quadrinhos e artigos jornalísticos, reconhecendo suas características. Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
• Ler contos de fadas, produzindo a sua continuação;
• Produzir narrativas a partir do uso de substantivos;
• Identificar gênero e número do substantivo;
• Identificar e classificar os substantivos comuns e próprios;
• Ler fábulas reconhecendo as diferenças com relação a outras narrativas;
• Ampliar o conhecimento sobre o conto, reconhecendo suas características e dando título a eles;
• Listar palavras;
• Elaborar poemas, cantigas, estórias em quadrinhos a partir da observação do próprio cotidiano;
• Produzir textos informativos, instrucionais a partir de um roteiro;
• Produzir textos variados utilizando recursos especiais;
• Manejar dicionário;
• Recontar contos de fadas;
• Fazer releituras de desenhos fotográficos e filmes;
• Empregar corretamente substantivo masculino e feminino;
• Listar características do substantivo;
• Flexionar substantivos de acordo com o número;
• Utilizar corretamente os sinais de pontuação;
• Empregar corretamente os sinais de acentuação;
• Analisar palavras escritas com p e b, t e d, f e v, c e g, r e rr, h, ch, lh, nh, ca, co, cu, que, qui, ga, gu, gue e gui, utilizando as regras gramaticais para tomar uma decisão ortográfica;
• Colaborar com atividades de grupo. Desenvolver o senso crítico a fim de não se deixar influenciar por anúncios;
• Preocupar-se com a escrita das palavras assumindo um compromisso com o leitor de seus textos.

CONTEÚDOS

• Linguagem oral.
• Leitura e Interpretação de textos:
• Poemas;
• Trovas;
• Parlendas;
• Cantigas;
• Trava-línguas;
• Adivinhas;
• Histórias em quadrinhos;
• Texto instrucional;
• Contos;
• Narrativas;
• Fotografias;
• Filme;
• Artigo de revista.
.
Produção de texto:
• Textos coletivos;
• Poemas;
• Convites;
• Textos instrucionais;
• Textos narrativos;
• Acrósticos;
• Bilhetes.
• Anúncios;
• Propagandas;
• Cartas;
• Textos individuais (sequência lógica).
Análise lingüística:
conteúdos:
• Estudo do vocabulário;
• Uso do dicionário;
• Alfabeto (consoantes e vogais);
• Letra inicial maiúscula;
• Sílaba e divisão silábica;
• Sinais de pontuação;
• Diálogo e travessão;
• Acentuação;
• Sinônimo e antônimo;
• Substantivo;
• Masculino e feminino;
• Singular e plural;
• Aumentativo e diminuto;
• Adjetivo.
Ortografia: Emprego das letras:
• p / b, t / d, f / v, c / g;
• r / rr, h – ch – lh e nh;
• ca, co, cu e que, qui;
• Ga, go, gu, gue e gui;
• Mp, Mb.


Matemática

• Considerar a ideia de número como forma de expressar quantidades;
• Perceber os diferentes usos dos números;
• Ler, escrever e nomear números naturais;
• Resolver situações-problema relativas às quatro operações;
• Desenvolver procedimentos de cálculo relativos às quatro operações;
• Identificar formas geométricas básicas;
• Interpretar e produzir representações do espaço para se localizar ou explicitar um itinerário;
• Utilizar informações sobre tempo, temperatura, peso e capacidade;
• Efetuar medições informais ou com o uso de instrumentos;
• Identificar as cédulas e moedas em circulação no país;
• Interpretar tabelas e gráficos simples;
• Desenvolver interesse, curiosidade e gosto pela matemática;
• Percepção da presença da matemática na vida social;
• Desenvolvimento de atividades positivas em relação à matemática;
• Desenvolvimento de atividades adequadas à resolução de problemas matemáticos;
• Valorização da troca de idéias e experiências com colegas e professora.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

• Estimular a percepção e a atenção dos alunos na contagem e identificação dos algarismos que expressam quantidade, ordem, medida e código;
• Desenvolver o conceito prático de adição e subtração bem como realizar e identificar essas operações através de seus símbolos e situações problemas;
• Comparar, ordenar, classificar e reconhecer números como os pares e ímpares, os agrupamentos (dúzia, meia dúzia, dezena, etc.), bem como os símbolos que os identifiquem como maior, menor, etc.;
• Interpretar e elaborar dados em tabelas, associando sempre a matemática a situações cotidianas em todos os temas trabalhados e estimular o cálculo mental;
• Desenvolver noções do Sistema de Numeração Decimal, como suas características, decomposições e arredondamentos;
• Realizar operações com três números e resolver situações problemas;
• Conhecer e identificar o Sistema Monetário Brasileiro, resolvendo problemas e realizando operações que envolvam cédula e moedas;
• Ler, interpretar e representar plantas, mapas simples e usar setas para direcionar; usar coordenadas para encontrar pontos e lugares; identificar, compreender e utilizar instruções de deslocamento explorando a lateralidade.
• Trabalhar a simetria;
• Calcular operações de adição e subtração, bem como resolver situações problemas que envolvam essas operações;
• Conhecer e realizar atividades com o TANGRAM;
• Interpretar tabelas simples e resolver situações problemas referentes ao conteúdo;
• Conhecer e identificar os sistemas de medida de comprimento, massa, e capacidade, desenvolvendo estratégias pessoais para realizar medições, resolver situações problema utilizando dados com essas medidas;
• Conhecer, reconhecer e classificar as diferentes figuras geométricas planas e não planas, bem como seus componentes (aresta, faces, vértices nas figuras não planas);
• Registrar quantidades por meio de um número natural;
• Ler, escrever, comparar e ordenar números até a ordem das centenas;
• Construir uma seqüência por meio de números ordinais;
• Ler, interpretar e solucionar situações-problema usando as operações fundamentais;
• Utilizar os sinais +, -, x, , =;
• Calcular metade, dobro e triplo;
• Calcular divisões usando desenhos ou outros recursos informais;
• Realizar cálculo utilizando calculadora;
• Descrever localizações no espaço por meio de palavras;
• Conhecer, identificar, relacionar e interpretar as unidades de medida de tempo, bem como seus instrumentos de medição;
• Comparar grandezas de mesma natureza por meio de recursos variados;
• Utilizar a régua;
• Interpretar calendário;
• Ler horas inteiras.

CONTEÚDOS
• Números e Operações.
• Quantidade (representação e comparação);
• Números pares e ímpares;
• Números ordinais;
• Agrupamentos (unidade, dezena, centena e dúzia);
• Situações-problema.
• Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).
• Espaço e forma.
• Formas geométricas (planas e espaciais);
• Simetria.
• Tratamento da informação.
• Tabelas;
• Gráficos.
• Grandezas e medidas.
• Calendário;
• Tempo;
• Comprimento;
• Sistema monetário;
• Massa;
• Capacidade.

Geografia

COMPETÊNCIAS

• • Trabalhar os direitos e a identidade da criança, ampliando seus conhecimentos em relação a diferentes culturas, grupos éticos e a seu próprio grupo social;
• • Trabalhar a identidade do aluno, do grupo social no qual ele está inserido, bem como algumas características do lugar onde ele vive;
• • Introduzir conceitos relativos à alfabetização cartográfica;
• • Oportunizar ao aluno a possibilidade de conhecer diferentes tipos de moradia, relacionando-as aos materiais de que são construídos, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções;
• • Perceber a moradia como direito do cidadão;
• • Conhecer e construir diversas plantas.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

• Conhecer o sistema solar, a importância da água, a sucessão dos dias e noites e os pontos cardeais como referenciais de localização no espaço;
• Compreender o que é paisagem, os elementos que a compõe e suas mudanças; ler e interpretar plantas;
• Conhecer os locais e modos de vida diferentes, como as características ambientais interferem na nossa forma de viver e identificar características culturais de cada grupo de acordo com o local onde vivem;
• Entender o que é e quais são as paisagens do litoral, a importância do turismo e atividades portuárias;
• Identificar as características da paisagem rural e conhecer as atividades econômicas nelas desenvolvidas, além de suas novas tecnologias;
• Caracterizar a paisagem da cidade, os elementos da paisagem urbana, suas mudanças e organização ao longo do tempo e suas atividades;
• Desenvolver noções de lateralidade, orientação e localização espacial;
• Conhecer as diferentes atividades econômicas e seus setores e a relação de interdependência entre cidade e campo;
• Conhecer os meios de transportes e sua importância.
• Identificar os diferentes meios de comunicação e sua importância;
• Entender a importância e organização do trânsito.
• Compreender a relação sociedade/natureza, assumindo a responsabilidade em relação ao meio ambiente;
• Conhecer o que é a poluição e seus danos e reciclagem bem como sua importância para a preservação ambiental;
• Interessar-se pelas questões sociais;
• Reconhecer-se cidadão;
• Respeitar as diferenças entre colegas, bem como os sentimentos deles;
• •Ser consciente de seus próprios sentimentos;
• Respeitar diferentes culturas, comparando-as com seu modo de viver;
• Refletir sobre a conservação da escola;
• Conscientizar-se da responsabilidade de cada um;
• Valorizar e respeitar o trabalho dos profissionais da escola;
• Ser consciente do papel e da responsabilidade na organização da casa;
• Preocupar-se e ser consciente da interferência de cada um na transformação da natureza;
• Sensibilizar-se quanto ao problema da falta de moradia de muitos brasileiros;
• Construir planta e maquete da sala de aula;
• Ler e selecionar informações de documentos;
• Elaborar e registrar desenhos;
• Elaborar e fazer entrevistas;
• Respeitar diferentes grupos étnicos;
• Respeitar a cultura de outros povos;
• Observar imagem e registrá-las de formas diferentes;
• Coletar dados e elaborar diferentes tipos de textos;
• Preencher tabelas e quadros;
• Construir gráficos;
• Representar o próprio corpo.


Eixos temáticos
• Nosso planeta;
• Natureza;
• Sociedade;
• Recursos tecnológicos.


Conteúdos:
• A Terra é o nosso planeta; Dia e noite; Estações do ano;
• Paisagens naturais e culturais;
• Lugares e modos de vida diferentes – viver na região polar ártica; deserto do Saara e Floresta amazônica;
• Paisagens do litoral;
• Paisagens do campo;
• Paisagem da cidade;
• O trabalho na cidade;
• Transportes e comunicações/ O trânsito;
• Cuidados com o Meio Ambiente.



Educação Física

• Formar um indivíduo crítico e participativo, que compreenda e consiga usar seu corpo sadiamente;
• Corpo como ser social, ser integral, com formação cristã;
• Desenvolver valores fundamentais de partilha, respeito, solidariedade, afeto, ajuda ao próximo etc;
• Exploração de diferentes habilidades básicas;
• Desenvolver auto-estima e aceitação das diferenças.

HABILIDADES A SEREMDESENVOLVIDAS

• Participar e criar jogos/brincadeiras;
• Discutir e/ou debater regras para os jogos/brincadeiras;
• Resolver situações de conflito por meio do diálogo com ou sem a ajuda do professor;
• Respeitar as regras das atividades de todos os colegas sem qualquer tipo de discriminação;
• Diferenciar situações de esforço e repouso;
• Organizar jogos/brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
• Reconhecer desafios e criar estratégias para vencê-los, percebendo seus limites;
• Aprender e manter as posições posturais nas suas diferentes atividades, e também no repouso;
• Participar de situações de intensa movimentação, através de jogos que satisfaçam o desejo de aventura, de luta, de medir forças com seus companheiros e vencer obstáculos;
• Desenvolver a prática de atividades físicas e mentais agradáveis.

CONTEÚDOS / AVALIAÇÃO

• Explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contexto extracurricular, criação e participação de outros jogos/brincadeiras, com suas regras específicas;
• Participação das atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação dos colegas;
• Resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• Diferenciação das situações de esforço e repouso;
• Desenvolvimento das capacidades físicas durante a prática das atividades físicas propostas, na quadra poliesportiva, ginásio e/ou piscina;
• Jogos de tabuleiro, este quando o clima não for favorável à pratica de atividade física;
• Valores fundamentais: respeito, solidariedade, companheirismo, cooperação, dignidade, justiça, perseverança, superação, auto-estima, etc;
• Habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rodar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc;
• Avaliação: É realizada pelo professor, observando as atitudes assumidas pelo aluno durante as aulas, ou seja, participação nas atividades propostas, interesse e comportamento.

40 comentários:

  1. Adorei!

    Sou Supervisora, concordo plenamente
    com o Plano do 2º Ano.
    Abraços

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  2. PERFEITO, MAS AGORA ESTAMOS LIDANDO COM A NOVA CLASSE MÉDIA, COMO INSERIR ESSES CONTEÚDOS DE FORMA QUE TENHA SENTIDO. AMO EDUCAÇÃO MAS VEJO ISSO COMO A MAIOR PRIORIDADE ATUALMENTE. ADOREI O PLANO DE AULA!

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  3. Como trabalhar todos estes conteúdos se nem estrutura, temos em nossas escolas publicas, seu plano e muito bom mas acredito que p ser trabalhado em escola particular. luciana Vilhena Rondonia

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  4. Simone, que maravilha, adorei o planejamento, agora o importante é trabalhar tudo isso com bastante garra e muito amor.
    Parabéns!
    7-9-2011-Luz - MG.

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  5. Adorei o blog, muito bem organizado ludicamente e pedagógicamente. Obrigada por nos ofertar com este maravilhoso trabalho. que Deus continue iluminando suas idéias. Abraços Giani Nunes - Porto Alegre/RS

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  6. por que as pessoas entram em blogs tão bem feitos como esse, para ficarem com brincadeiras sem nexo . isso é uma afronta a inteligência de cada um , por outro lado parabéns pelo blog...

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    1. Por não ter o que fazer;pelo mesmo motivo que alguém quebra um telefone público; por não ter educação... motivos não faltam.

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  7. gostei muito me ajudou nas atividades da pós.

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  8. Muito bem elaborado ADOREI!!!

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  9. Amei seu trabalho. Pessoas que escreveram, estas besteiras nem sabem o que estão dizendo.Se satanas teve inveja de jeova imagina você.?Esta pessoa que escreveu isto e muito fraca e pode ter certeza não trabalha na educação, deve trabalhar na lavoura de cana ou olhe lá, que na lavoura de cana deve ter muitas pessoas letradas.

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  10. Parabéns pelo blog......com certeza irá me ajudar mto!Bjs....♥

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  11. Simone achei muito aproveitoso o seu plano de aula pode ter certeza que irá me ajudar muito.Pois no ano de 2012 irei trabalhar com uma turma de segundo ano .Estou muito preocupada, poi sempre trabalhei com educação infantil.Gostaria de saber de você como deve ser uma sala de segundo ano,ou melhor o que devo colocar na sala .Parabens pelo seu trabalho.

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  12. PARABENS! SIMONE,GRAÇAS A DEUS AINDA TEMOS PESSOAS RESPONSAVEIS E COM AMOR NA PROFISSAO,E MESMO SABENDO QUE NÃO É FACIL... NOSSO TRABALHO E TAO POUCO VALORIZADO, AINDA ACREDITAMOS NA EDUCAÇÃO! CONTINUE SEMPRE ASSIM... ACREDITE MESMO... SÓ A EDUCAÇÃO PODE MUDAR O MUNDO! BJ

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  13. Pessoas que não tem o q fazer ficam tentando azedar o humor e trabalho sério de alguém que dedica-se a crescimento de uma nação, estes vudus vão sempre existirem pq acreditam q o mal tem poder, mas coitados o bem está em alta.

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  14. Antoniela - Professora do Ensino Fundamental Picos - PI10 de janeiro de 2012 07:44

    Muito bem organizado seu blog! Adorei as sugestões de lembrancinhas. Com certeza vc está contribuindo para o trabalho de muitos professores.

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  15. Obrigada é muito bom seu trabalho adorei parabéns pela sua criatividade e organização ....Continue seu trabalho Educação é fazer com amor.

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  16. Vc esta de parabens! continue assim sucesso

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  17. Parece coisa de "bicha inrrustida" q num tem o q fazer e fica perdendo tempo pra tentar ridicularizar o trabalho dos outros!! Amiga num liga não!! Parabéns pelo seu trabalho.

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  18. amei tudo, você está de parabéns sou professora da rede municipal de Bacabeira-ma, atualmente estou com o 3°ano. Essa pessoa que fala de uma pessoa com um trabalho tão bonito é porque é muito invejosa.

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  19. nota dez pela sua dedicação e preocupação em transformar crianças em futuros cidadões críticos e responsaveis capazes de viver em sociedade mesmo através das modificações sociais .morena cor de canela

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  20. simone você está de parabéns . SEJA sempre essA PESSOA MARAVILHOSA EM COLABORAR COM AS PESSOAS.

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  21. obrigada pela ajuda simone...amei tudooo....

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  22. Amei seu blog, parabéns!!Fico feliz em saber que alguém sente prazer em ajudar os outros.
    Abraços.

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  23. Obrigado Minha linda, pela ajuda, gostei muito deste material. sou secretário da escola e estudante no 8º período de Pedagogia.

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  24. adorei o seu trabalho, parabéns!

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  25. Obrigado pelo carinho de vcs ... e fico feliz por ter ajudado quem estava precisando... bjos a todos

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  26. adorei! pois esse ano de 2013 vou pegar uma sala de 2° ano.

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  27. Muito bom seu trabalho! Parabéns!

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  28. Parabéns! Seu blog está muito bom. Após sete anos na administração escolar estou voltando para sala de aula e estou muito feliz pois amo a pedagogia e principalmente esta fase inicial da alfabetização. Seu blog está me ajudando bastante. Obrigada

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  29. PARA BENS PELO SEU TRABALHO, VEJO QUE MUITAS PESSOAS TEM UTILIZADO PARA DESENVOLVER OS SEUS , EESPERO SEMPRE PODER CONTAR COM PESSOAS COMO VOCÊ.

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  30. Amei tudo q vc apresentou meus parabéns

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  31. Gostei muito do seu Plano, seus trabalhos e seu blog estão lindos.Vou me espelhar nele para fazer o meu.
    Professora Zuleide.
    Aracaju SE

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  32. Qual importância do planejamento para o professor?(a) a organização dos materiais,e a deleção de conteúdos? Hoje os conteúdos são importantes ou trabalhar a criatividade do aluno adquirimos melhor resultados? eu preciso de orientação, pois estou com uma turma do 2º ano em processo de alfabetização. Na realidade é uma turma mista em três estados deferentes, alguns ler alguma coisa, outros conhecem o alfabeto, mas não consegue formar palavras, e outros não conhecem o alfabeto.É a primeira vez que eu pego uma turma assim.Eles estão na faixa etária de 6 a 9 anos de idade.

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  33. ótimo plano, estou pegando alguns pontos para montar o meu. Espero que não se importe.

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  34. Parabens pelo trabalho.......espero que este trabalho ajude muito mais pessoas e pedagogas, como me ajudou. Sheila- Ribeirão Preto

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