Projeto: jardinagem

Projeto de jardinagem



Justificativa:



A jardinagem é uma atividade que permite uma incrível interação com a natureza, abrindo espaço para um contato direto com ela ao se colocar as mãos na terra para o plantio. Além de minimizar o estresse, amplia nossa consciência ecológica.

As ações nesse sentido promovem a sadia convivência com a natureza de um modo geral, a educação ambiental, o espírito cooperativo do trabalho em grupo que geram uma maior possibilidade de socialização e integração á vida social e comunitária com elevação do nível de qualidade de vida dos mesmos.

Frente ao exposto, consideramos de crucial importância a implementação do referido Projeto para iniciarmos ações de jardinagem que representam uma proveitosa alternativa de trabalho com grande êxito junto ao aluno.



Objetivo Geral:

Atender aos alunos da Escola Municipal Cirila Francisca da Silva que estão em fase de aprendizado, proporcionando meios adequados para realização de atividades de jardinagem, trabalhando e valorizando as habilidades e potencialidades dos mesmos. Tornar a ambiente escolar mais completo, saudável, bonito e agradável



Objetivos específicos:



·         Tornar a Escola Municipal Cirila Francisca da Silva mais aconchegante, melhorando a convivência dos alunos, professores e comunidade escolar,  permitindo uma sensação de prazer durante a permanência destes na escola.

·         Fomentar ações de educação ambiental, através do envolvimento dos alunos com o manejo dos jardins.

·         Desenvolver no aluno, através do contato com a natureza, a terra, as plantas e animais, equilíbrio e realização.

·         Promover a educação ambiental para a sadia convivência do ser humano com a natureza de um modo geral.

·         Viabilizar ao aluno o conhecimento das plantas e flores, através da identificação das diferentes espécies.

·         Incentivar e promover o desenvolvimento do espírito cooperativo para o trabalho em equipe.



Publico Alvo:

Os docentes e discentes do 1º e 2º ano Fundamental da Escola Municipal Cirila Francisca da Silva e comunidade em geral.



PRAZO DE EXECUÇÃO:

Ano letivo de 2011



DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O Projeto trabalha com uma turma de ------ alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental, de segunda-feira a sexta-feira, no período matutino contando com professores das series citadas para o desenvolvimento das atividades de jardinagem.

 O processo abrange os seguintes itens:

·         Conhecer as necessidades da planta para o seu crescimento e sobrevivência.

·          Preparar adequadamente a terra, os canteiros para o plantio

·         Semear e plantar flores;

·         Efetuar a rega em quantidade adequada para cada espécie de canteiro identificando a importância e finalidade desta ação

·         Dominar e aplicar a técnica de capinar e executá-la, mantendo a conservação dos canteiros;

Pensamos em responsabilizar os alunos do 1º e 2º Ano do Fundamental para serem os padrinhos deste canteiro. Acreditamos que com a boa prática de cuidar de um jardim possamos formar alunos mais envolvidos com a escola e cidadãos mais respeitosos ao meio-ambiente.

RECURSOS DISPONIVEIS

            Espaço Físico: terreno com um (01) canteiro adequado a utilização dos alunos para o cultivo de jardins, localizados junto á Escola Municipal Cirila Francisca da Silva. Recursos Humanos: Os professores atuantes do 1º e 2º ano fundamental. Ferramentas: enxadas, vassouras, carrinho de mão, kit para jardinagem, pares de luvas, regador, mangueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário